TRAÇOS REGIONAIS
Marcado pela diversidade cultural, o Brasil guarda em cada região riquezas e características distintas que, juntas, exaltam toda nossa beleza nacional. É evidente a força do artesanato regional e de produtos feitos à mão para dar um toque regional ao ambiente.
Artesanato Região Norte: É da riqueza da fauna e da flora da Amazônia que os artesãos da região retiram elementos para produzir objetos, peças, artefatos utilitários e decorativos. A diversidade de artesanato nessa região é bastante significativa. Destacam-se os feitos em miriti; além de objetos confeccionados com palha, madeira, sementes, bambu, pedras decorativas e areia, que dão origem a belas e originais peças utilitárias e decorativas.
Artesanato Região Nordeste: O artesanato é também uma parte relevante da produção cultural do Nordeste, sendo a maior fonte de renda de milhares de pessoas por toda a região. Devido à variedade regional de tradições de artesanato, é difícil caracterizá-los todos, mas destacam-se as redes tecidas e, às vezes, bordadas com muitos detalhes, os produtos feitos em argila, palha e madeira, além das rendas, que ganharam destaque no artesanato cearense. Outro destaque são as garrafas com imagens feitas manualmente em areia colorida, um artigo bastante comercializado.
Artesanato Região Sul: O artesanato é a expressão mais genuína da autenticidade popular, é a fusão de várias culturas que passa de geração em geração, que se identifica com seu entorno, sua simplicidade de desenhos e revelam seus sentimentos. Porém, o artesanato mais característico do Rio Grande do Sul é aquele representado pela cultura e hábitos do pampa. É nesta região que o gaúcho buscou inspiração e os materiais necessários para construir os utensílios de seu rancho, bem como aqueles destinados as lides campeiras.